12º dia – Desintoxique-se da timidez
A pessoa tímida normalmente vive envergonhada e preocupada com o que os outros vão dizer ou pensar a seu respeito. Ela pensa, acredita e verbaliza que o que ela pode vir a ser ou a fazer não importa para ninguém, pois a seu ver ela não reúne condições e capacidades suficientes ou necessárias para ser reconhecida ou valorizada.
“Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” (1 Coríntios 1.25)
11º dia – Desintoxique-se da autocomiseração
Uma pessoa que pratica a autocomiseração tem por hábito sentir-se a pior das criaturas, mas, essencialmente, quer que os outros a vejam como “pobrezinha”, “coitadinha”, incapaz, pequena e infeliz. Mas o que a deixa realmente “feliz” é quando encontra alguém que a conforta com palavras negativas, dizendo: “… é assim mesmo…”; “… existem outras pessoas iguais a ti ou até piores…”; etc.
“Diga o fraco: Eu sou forte.” (Joel 3.10)
10º dia – Desintoxique-se da idolatria
Ao contrário do que se propaga, a idolatria não se verifica apenas em relação a imagens de santos ou efígies, na verdade, o amor e a confiança excessiva em algo ou alguém, seja quem for, é uma forma de idolatria. Colocar sempre em primeiro plano na sua vida um objetivo, bem material e até mesmo um familiar é um obstáculo para a pessoa se apegar totalmente a Deus.
“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” (Êxodo 20.3-4)
9º dia – Desintoxique-se dos maus olhos
Ter maus olhos é estar sempre pronto para ver as falhas e os erros dos outros e nunca o que é bom ou positivo. Pessoas assim vivem para criticar, pois, normalmente, só conseguem ver os defeitos, estão constantemente preocupadas com o que os outros fazem ou deixam de fazer, julgam, condenam e até vêm problemas onde não existem.
“São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.” (Lucas 11.34)
Retirado do blog do bispo Julio Freitas- Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário